E QUANDO FALTAM VÁRIOS OU TODOS OS DENTES ?
Da mesma forma que quando falta um dente existem outras alternativas. Cada qual tem as suas indicações, contra-indicações, vantagens e desvantagens.
PODEM OS IMPLANTES PERDER-SE ?
Existem vários estudos que comprovam a eficácia do tratamento com implantes, na ordem dos 90 % a 98 %, em pacientes com boa saúde oral e sistémica. Naturalmente que tal como os outros tratamentos médicos e médico-dentários dependem de vários factores tais como : as características anatómicas e fisiológicas dos pacientes e os seus hábitos de higiene oral, tabágicos, etre outros. Deverá junto dos nossos médicos dentista informar-se sobre as possibilidades de êxito que pode esperar no seu caso clínico.
O TABÁCO É UM FACTOR DE RISCO REAL DE FRACASSO ?
O tabáco diminui a vascularização do osso e da gengiva, atrasa os processos de cicatrização, aumentando o risco de infecções. Está claramente provado que os implantes em pacientes que fumam apresentam uma maior taxa de insucesso.
QUANTO TEMPO DURAM OS TRATAMENTOS COM IMPLANTES ? SÃO PARA TODA A VIDA ?
Os tratamentos com implantes não são eternos, tal como não é qualquer outro tratamento reabilitador em Medicina Dentária. No entanto, e com os recentes avanços tecnológicos poderá esperar uma durabilidade dos implantes sempre superior a 15 anos, e no caso das próteses que se apoiam nos implantes um tempo mínimo de 10 anos é o período aceitável de duração. Convém realçar a importância da marcaçõ de consultas de controlo com um intervalo máximo de 6 meses.
A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares.
EM QUE IDADE SE DEVE EFECTUAR A 1ª CONSULTA DE ORTODONTIA ?
Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de ortodontia com 6-7 anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliar a necessidade de tratamento.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO ?
– Melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da auto-estima e facilidade de inserção social.
– Correcto alinhamento dos dentes, tornando possível, uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas.
– Boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.
OS ADULTOS TAMBÉM PODEM CORRIGIR OS DENTES ?
Qualquer pessoa com problemas ortodônticos, pode beneficiar de um tratamento ortodôntico na idade adulta.
QUANTO TEMPO DEMORA O TRATAMENTO ?
Em média 24 meses, podendo no entanto varia rem função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efectuar.
QUER SABER SE PODE BRANQUEAR OS SEUS DENTES ?
Em princípio qualquer pessoa com um bom estado de saúde oral pode efectuar um branqueamento dentário. Pacientes com problemas dentários, lesões de cárie, desgastes, sensibilidade dentária e outros podem necessitar de tratamentos prévios, daí a importância do branqueamento dentário ser realizado pelo seu médico dentista. Relativamente à idade, os jovens com menos de 18 anos não podem efectuar branqueamento.
A seleção da técnica a ser usada depende essencialmente das condições clínicas de cada paciente, das suas expectativas e da rapidez de resultados de tratamento pretendidas. Será aconselhado quanto à técnica mais correta e adequada para si, sempre com base na melhor relação eficácia / segurança.
QUE MATERIAIS E TÉCNICAS DE BRANQUEAMENTO PODEM SER USADOS ?
Nos tratamentos supervisionados pelos nossos médicos dentistas, na aplicação do material branqueador em casa (tratamento ambulatório), utilizam-se geralmente produtos de menor concentração, por períodos variáveis, durante vários dias ou semanas.
No caso do branqueamento no consultório, executamos branqueamento a laser. O que exerce um efeito branqueador são os produtos químicos aplicados em simultâneo. As luzes são usadas como forma de acelerar a reação química dos produtos, na tentativa de tornar o processo de branqueamento mais rápido
O QUE É A ODONTOPEDIATRIA ?
A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral não só de crianças mas também de adolescentes e pacientes com necessidades especiais.
Esta especialidade alia à componente curativa uma excepcional componente preventiva, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação, mas também e sobretudo, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.
QUE TRATAMENTOS OFERECE A ODONTOPEDIATRIA ?
Apesar de alguns tratamentos serem semelhantes aos dos adultos, a Odontopediatria oferece tratamentos exclusivos tendo em conta as especificidades das faixas etárias em questão: menores dimensões corporais e orais, osso do crânio e do maxilar em crescimento, processo eruptivo dinâmico da dentição e presença de dentes de leite, entre outros factores.
Os problemas dentários podem surgir bastante cedo, pelo que se recomenda que a primeira consulta se realize a partir do momento em que nasçam os primeiros dentes, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade.
PORQUÊ A ODONTOPEDIATRIA ?
É sabido que o medo e a ansiedade estão geralmente associados à ida ao dentista. No entanto, o Odontopediatra tem formação específica para lidar com os receios da criança, transformando a consulta numa experiência positiva e até mesmo divertida.
Contudo, se a modulação comportamental não for suficiente para tranquilizar a criança, podemos recorrer à sedação consciente. O método mais frequente é a sedação por inalação de protóxido de azoto. Uma técnica fácil e segura, que acalma a criança e que permite que a mesma permaneça consciente enquanto está a ser tratada.